O autoconhecimento diz respeito ao conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. Por mais que muito se fale sobre isso hoje em dia, nem todo mundo tem clareza sobre a sua importância para crescer profissionalmente. No fim do dia, quem se conhece melhor tem maior consciência sobre seus pontos fortes e fracos, portanto, consegue tomar melhores decisões.
Recentemente, um dos meus clientes me disse algo que me fez refletir bastante sobre como consigo conduzir as pessoas a refletirem e vivenciarem um processo de autoconhecimento:
“A Cris é uma profissional que lê todo o nosso potencial e aponta nossos maus hábitos, descobre nossos “medos e receios”, nos tira da zona de “conforto” e nos torna responsáveis pelas escolhas que fazemos, sempre nos dando muito poder e nos fazendo sentir seguros, mesmo que tenhamos que olhar o abismo que transporemos de mãos dadas.”
É isso! Promover o autoconhecimento na sua vida é olhar para o abismo. Muitas vezes, fazer esse exercício é mesmo doloroso, afinal, precisamos encarar as nossas perdas, lutos e dificuldades. Mas também é uma oportunidade de compreender melhor as nossas alegrias, aptidões e paixões. Uma análise profunda de quem somos e como agimos, quais nossos padrões de comportamento e principalmente, compreender nossos talentos únicos.
O autoconhecimento como ponto-chave para evoluir profissionalmente
Agora vamos entender um pouco melhor a relação entre o autoconhecimento e a evolução profissional das pessoas. Afinal, qual é a conexão entre esses dois pontos? Simples: é se conhecendo que você faz escolhas profissionais mais certeiras.
Isso não quer dizer que o autoconhecimento criará uma barreira contra os erros. Mesmo se conhecendo você não estará imune contra os equívocos e obstáculos, mas com certeza as chances de acertar são maiores.
Para começo de conversa, ao se conhecer melhor, você tem maior consciência sobre quem é, o que gosta e o que valoriza na sua vida. Imagine a seguinte situação: você está infeliz profissionalmente, mas se sente estagnado porque não sabe qual deve ser o próximo passo. O grande problema que muita gente vive é justamente esse: saber o que não gosta de fazer, mas não saber o que gosta de fazer.
A resposta para esse dilema está no autoconhecimento. Quando damos novos significados às nossas histórias gerando aprendizado a partir dos conhecimentos, experiências e
vivências. Todo mundo gosta de fazer alguma coisa, porém, alguns têm mais dificuldade para identificar e entender como criar oportunidades, construir cenários e determinar rotas.
O autoconhecimento é, portanto, essencial para a sua evolução profissional. Ao desenvolvê-lo, você tem maior controle sobre as suas emoções, pois sabe o que pode estar causando medos, frustração, raiva ou até mesmo os sentimentos e reações positivas. Além disso, também tem mais clareza sobre o que gosta, seus pontos fortes, suas paixões e vontades. Tudo isso contribui para uma tomada de decisão mais certeira.
Como promover o autoconhecimento no seu dia a dia
Você deve estar pensando: “Entendi, Cris, mas e aí, como eu faço pra desenvolver o autoconhecimento?”. E eu te respondo que não há apenas uma resposta, pois existem várias maneiras de se conhecer mais profundamente.
O primeiro passo com certeza é igual para todos: aceitar o processo. Se você não estiver aberto para se conhecer então não adianta eu te passar um milhão de fórmulas aqui.
Junto dos meus clientes, sempre procuro despertá-los para que olhem para si mesmos sem medo. Eu não tenho todas as respostas, elas estão dentro de você. Busque reconhecer seu talento único, seu propósito, esteja consciente, entre em ação e em estado de meditação para compreender continuamente o contexto no qual você está inserido. Muitas vezes, só precisamos ter a coragem de olharmos para dentro e validar a evolução profissional.
Você já deu esse primeiro passo hoje?