Quando falamos sobre ter uma eu-empresa, é bastante comum que a primeira imagem que venha à cabeça das pessoas seja a de um equilibrista de pratos que tem de dar conta de manter uma dúzia de peças rodando ao mesmo tempo. E o grande receio, literalmente, acaba girando em torno da hora em que esses pratos vão acabar se espatifando no chão. Essa visão equivocada parte do pressuposto de que uma eu-empresa opera sem uma estrutura definida. E que o eu-empresário vive uma jornada heroica e solitária.
Vamos desconstruir essa imagem. Os pratos de fato têm de estar girando ao mesmo tempo e equilibrados, mas, para que isso não vire uma tarefa hercúlea, há uma série de providências que o eu-empresário precisa tomar, entre as quais destacam-se modelagem e estruturação de sua eu-empresa; profissionalização de suas entregas; fomento de parcerias; e pensamento estratégico.
Modelagem e estruturação
Para ser operacional, sustentável e competitiva, uma eu-empresa precisa ser dimensionada e modelada. Necessita, sim, de uma estrutura bem-definida, que seja funcional e profissional.
O eu-empresário, assim como qualquer outro empresário, tem de ter foco e pensamento estratégico, além de estar preparado para competir com diferentes players do mercado. Ou seja, tem de ter dedicação e disciplina, visando o desenvolvimento de eu-produtos que sejam competitivos e tão bons ou melhores do que os oferecidos pela concorrência.
A principal diferença de uma eu-empresa para uma empresa é que a sua estrutura é mais enxuta, modulada de acordo com os objetivos a serem alcançados. E isso, se administrado de uma maneira engenhosa, pode até se transformar em diferencial competitivo, pois, por suas características, uma eu-empresa tende a gerar menos despesa e ser mais ágil.
A importância da gestão do tempo
Há, ainda, outras questões que devem ser observadas. Será que ter uma eu-empresa significa ter mais domínio sobre o tempo? Em outras palavras, será que é sinônimo de flexibilidade de horários e equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Sim, isso realmente é possível de ser alcançado. No entanto, para usufruir desses benefícios, a modelagem é fundamental. Além de estruturar a sua eu-empresa, o eu-empresário tem de ser um excelente gestor de seu tempo. Justamente por ter uma operação mais enxuta, precisa saber eleger prioridades e dividir seu dia de trabalho com muito critério e sabedoria.
O planejamento também é mais um tópico que merece especial atenção. Erra quem acha que o eu-empreendedor não precisa ter o projeto de sua eu-empresa definido e detalhado. É preciso colocar tudo no papel, desenhar o modelo de negócio, descrever posicionamento, missão, visão e valores, metas e plano de ação.
O eu-empreendedor não está sozinho
Como você pôde ver até aqui, são múltiplas as tarefas que devem ser executadas pelo eu-empreendedor. Assim como em qualquer empresa, para que uma eu-empresa se torne operacional, ela precisa ser constituída por diferentes áreas: estratégia e inovação, comunicação, marketing, finanças, contabilidade, administração e produção, entre outras.
Mas a boa notícia é que, hoje, graças à tecnologia, existe um sem-número de plataformas e aplicativos especializados que auxiliam na operacionalização de uma eu-empresa. Além disso, é possível terceirizar serviços e estabelecer parcerias. Aliás, parceria é a palavra-chave para o eu-empreendedor. Ter um hub de parceiros e conexões é fundamental para colocar a sua eu-empresa em operação.
Dedicação à inovação e estratégia
Um profissional que esteja ocupando uma posição executiva, em geral, dedica 60% do seu tempo em inovação e estratégia. São esses dois elementos que fazem uma empresa se manter competitiva e em constante evolução. Numa eu-empresa isso não é, e não pode, ser diferente.
No entanto, no caso de uma eu-empresa, sabemos que é bastante difícil dedicar uma porcentagem tão alta de tempo apenas nesses aspectos, posto que há outros em que o eu-empresário também tem de focar.
Considerando isso, a dica é criar uma rotina de trabalho que inclua, pelo menos, um dia da semana ou do mês dedicado à tática, estratégia e inovação, fundamentais para a evolução de uma eu-empresa.
É importante destacar que, quanto mais parcerias e conexões forem estabelecidas e cultivadas, mais o eu-empresário poderá dedicar-se àquilo que agregará mais diferenciação e valor a seus eu-produtos e, consequentemente, resultará em mais clientes e rentabilidade.
Um executivo como uma eu-empresa
Se você está lendo esse artigo e não tem a menor vontade de ser um eu-empreendedor, é importante saber que um profissional atuante no mercado, também precisa ter um pensamento similar ao de um eu-empreendedor. Saber se posicionar no segmento em que atua, conhecer seus valores e diferenciais e ser gerador de resultados, além de ter compreensão da estrutura de uma empresa, são pontos essenciais para quem quer ter uma jornada bem-sucedida em sua carreira. Afinal, tudo isso também faz parte do pacote “executivo sustentável”. Já havia pensado nisso?
Por isso, o programa Néctar não é apenas para o profissional que quer empreender, mas também para aquele que quer planejar a sua carreira a longo prazo e desenhar um plano B. E nós estamos aqui para lhe auxiliar nessa jornada de autoconhecimento, seja qual for o seu objetivo. Como dizia William Shakespeare, ao invés de ficar esperando que alguém lhe traga flores, plante seu próprio jardim.
O programa Néctar
Idealizado pela Papilio, empresa que fomenta o empreendedorismo sustentável há quase uma década, o programa Néctar foi feito sob medida para você transformar seu sonho e talento em um negócio rentável e sustentável. Se você está em processo de mudança, quer dar uma guinada em sua carreira ou tem o desejo de empreender, o programa Néctar vai ajudar você a trilhar esse caminho com segurança e assertividade. Para isso, o programa leva em conta a sua história de vida e seu aprendizado, conectando-os com o seu momento, perfil e desafios profissionais.
Focada prioritariamente em pessoas com mais de 50 anos, a jornada do programa Néctar conta com uma equipe multidisciplinar formada por Cris Barata, idealizadora do programa, orientadora de carreira, empreendedora e proprietária da Papilio; e Márcia Carneiro, jornalista, especialista em Comunicação e Conteúdo de Marca, e proprietária da Arandu Produtora de Conteúdo.
Com expertises diferentes e complementares, nós duas nos associamos para realizar esse programa. Nosso objetivo é orientar e guiar aqueles que necessitam de um trabalho mais focado e individual no processo de ressignificação de sua trajetória pessoal e profissional, transformando o aprendizado de uma vida em oportunidade de negócio.