A autoridade digital é necessária para fortalecer a sua imagem e a sua empresa?

Business

Vivemos na era digital, isso não é novidade para ninguém. Por mais que venham muitos benefícios com o crescimento da tecnologia, é preciso ficar de olho na “ditadura” da presença digital.

Sabemos que ignorar esse universo não é mais uma possibilidade. Precisamos entender o que está acontecendo e conhecer as possibilidades, mas nem sempre é necessário fazer o que todo mundo está fazendo.

Independentemente da sua idade, área ou fase de vida, é preciso ter consciência desse universo e de como é possível se beneficiar dele. Só assim você terá em mãos o conhecimento necessário para decidir como irá trabalhar essa esfera na sua carreira.

O que é autoridade digital?

Comece refletindo sobre o conceito de autoridade digital, que diz respeito a ser reconhecido em uma determinada área de atuação e utilizar o meio digital para esse fortalecimento.

Você pode fazer isso por meio de uma produção de conteúdo de qualidade, por exemplo. Ao marcar presença em canais com o LinkedIn, a maior rede profissional do mundo, você está transmitindo uma mensagem para as pessoas e fortalecendo a sua imagem.

Mas o que eu devo comunicar?

Essa é a pergunta que, normalmente, vem depois da explicação sobre autoridade digital. Afinal, o que devo comunicar nesse conteúdo?

Falar sobre autoridade digital significa ter clareza sobre qual é o seu “por quê”.

E isso vale tanto para profissionais como para empresas. Entender por que você faz o que faz todos os dias é essencial. Esse é o ponto de partida para criar uma diferenciação e entender como construir a sua imagem no meio digital.

Pense no seguinte: tem muita gente que faz a mesma coisa que você ou oferece os mesmos produtos/serviços que a sua empresa. Então, por que um potencial cliente escolheria você e não outro profissional/empresa?

Porque ele se identifica com o seu “por quê”. É assim que se criam conexões verdadeiras e reais. Para ficar ainda mais claro, te convido para conhecer o conceito do Golden Circle, do Simon Sinek.

Então preciso construir a minha autoridade digital?

Sim. E não. Tudo depende dos seus objetivos e do contexto da sua empresa. Não procure por fórmulas prontas que dizem o que você deve ou não deve fazer. Costumo orientar os meus clientes nesse sentido, pois cada um tem uma realidade e gosto de conhecê-las bem a fundo, nada de receitas de bolo.

Não podemos negar que a presença digital é importante, mas tudo vai depender do seu negócio, metas e necessidades.

Como sempre falo: conheça esse universo. Entenda as possibilidades e variáveis. Depois de analisar tudo, cruze com os seus objetivos e entenda se faz sentido para você. Que tal começar esse processo agora mesmo?

Deixe um comentário

Posts relacionados