Conheci Helio Penteado Filho, há 15 anos, durante a realização de um curso de coaching. As aulas foram nos aproximando e acabamos trocando figurinhas sobre alguns gaps que sentimos, ao longo daquela jornada de aprendizado. Nessa época, Helio estava insatisfeito com o projeto que havia abraçado, ser yogaterapeuta e professor de yoga. Ele me dizia, com bom-humor: “não estou muito satisfeito com essa onda gratiluz”.
A sua inquietação me fez ver a minha: andava muito estressada, sobrecarregada com o trabalho e vivendo um momento de ruptura societária. Esse encontro me pareceu muito mais do que uma coincidência. Olhando em retrospectiva, acredito realmente que foi sincronicidade! Praticamente, ao mesmo tempo, um propôs ao outro um “coaching” focado na área de especialização de cada um.
Uma mão lava a outra
E, assim, fizemos um acordo entre colegas: ele me ajudaria com a questão do controle do estresse, aplicando seus conhecimentos de yogaterapia e eu o auxiliaria a enxergar um novo horizonte profissional, utilizando a minha expertise em mentoria, empreendedorismo e análise de cenários.
Com uma formação bastante rica, Helio estava com 37 anos e dominava diferentes áreas do conhecimento. Era graduado em Direito e tinha formação em Yogaterapia – realizada na Índia –, Psicologia e Coaching. Sem dúvida, um conteúdo vasto, que abria um leque de possibilidades, tanto em termos de carreira a ser seguida como na abertura de novos negócios.
Atuando como profissional autônomo, Helio era professor e terapeuta. Fazia mais de dez anos que não trabalhava no mercado corporativo. Esse talvez tenha sido um dos fatores que mais pesou na hora de desenhar um novo caminho profissional para ele.
Trabalho levado a sério
Levamos bem a sério a nossa permuta. Tínhamos sessões regulares, uma vez por semana, para tratar das “dores” de cada um. Em um desses encontros, sugeri que ele abrisse uma eu-empresa, para oferecer serviços alinhados com todas as suas habilidades. Foi dessa forma que nasceu a sua consultoria em Mediação.
A partir da definição de sua área de atuação, indiquei uma série de cursos que dessem sustentação ao seu novo projeto, além de o atualizarem, especialmente, quanto à linguagem corporativa. E como ele estudou – e estuda até hoje! Helio é um dos profissionais mais focados e estudiosos que eu conheço que, além da experiência prática, tem estofo teórico.
Assim como eu aplaquei a sua “dor”, ele aplacou a minha: consegui atravessar aquele momento complexo pelo qual passava, com mais foco e energia positiva. De fato, uma mão lavou a outra e seguimos, cada um, o nosso caminho.
Autonomia e longevidade
Algum tempo depois, iniciei um trabalho em uma empresa familiar que precisava da atuação de um mediador. Logo pensei no Helio. Fiz contato e tive a grata notícia de saber que ele havia dado continuidade ao projeto e estava prosperando em sua área, com autonomia e um futuro longevo pela frente.
Além disso, seguia firme em seu propósito de conseguir cada vez mais lastro para o seu negócio, equipando-se com cursos, novas metodologias e formações na área acadêmica.
Neste período, iniciamos uma parceria e – apesar de um breve hiato – seguimos trabalhando juntos. Em um de nossos encontros recentes, ele me deu de presente, pelos dez anos de Papilio Empresarial, seu testemunho, que compartilho, a seguir, para encerrar esse artigo. Mas, antes, convido você a revisitar a sua trajetória profissional e responder a seguinte pergunta:
Não estaria na hora de você pensar em um plano B de carreira, que lhe desse mais autonomia e permitisse se manter ativo no mercado, com longevidade?
Cris Barata, por Helio Penteado Filho
“Cris Barata tem muita força de vontade e fé na humanidade. Com a capacidade de ver até onde cada um pode ir, ela consegue conectar empresas e profissionais com diferentes perfis e capacidades.
Se não fosse aquele momento com a Cris, eu não estaria aqui, hoje. Sozinho, eu não teria filtrado os resultados práticos e nem pensado em ter a minha própria empresa. Minha empresa é neta da Cris Barata!”
Sobre Helio Penteado
Helio vem prosperando ano a ano. Sua empresa, a AGR Sistemas de Soluções de Disputas, é um coletivo colaborativo e multidisciplinar, que visa alcançar o consenso em diferentes áreas.
Além de atuar como mediador, construindo diálogos que equilibrem as relações interpessoais tanto familiares quanto empresariais, Helio continua atuando como coach e yogaterepeuta. Com mestrado em Direitos Humanos e doutorado em Filosofia do Direito, é professor universitário e coordenador de grupos de estudo interdisciplinares em mediação, conciliação, negociação e sistemas de disputas. Um fôlego invejável!
Tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória de sucesso e sou grata pela confiança que ele depositou em mim.