Flexibilidade e adaptabilidade: por que eles devem ser os princípios norteadores da sua carreira?

Carreira

Ao longo da nossa carreira, muitas mudanças acontecem — elas podem ser econômicas, sociais, tecnológicas ou em outras esferas. O mercado de trabalho está o tempo todo se transformando e a pergunta que não quer calar é: como acompanhar o ritmo?

Quem me conhece sabe o quanto bato na tecla da importância da flexibilidade e da adaptabilidade. É praticamente impossível crescer profissionalmente sem ter essas duas características como princípios norteadores.

Isso porque, com o passar dos anos, nos deparamos com as mudanças, tanto externas como internas. No mercado, o tempo todo chegam novas tendências e inovações que nos levam à readaptações.

O que significa ser flexível e adaptável?

Ser flexível é o oposto de ficar estagnado. Significa estar aberto às novidades. Isso é muito importante no dia a dia de trabalho porque o novo causa estranhamento e medo no começo, fazendo que uma parcela de pessoas prefira evitar o desconhecido. Mas aqueles que forem capazes de abraçar tais inovações poderão sair na frente e se destacar.

Grandes negócios e profissionais nascem da capacidade de olhar o novo com curiosidade e não com receio. Basta pensar em grandes marcas que se destacaram por oferecerem um produto e/ou serviço inovador, diferente de tudo o que existia até então.

Ao mesmo tempo, ser adaptável significa estar preparado para lidar com diferentes contextos e etapas ao longo da carreira. Nada permanece igual a vida toda, portanto, a evolução só acontece quando você consegue se adaptar às adversidades, obstáculos e inovações que cruzam o seu caminho.

Hoje em dia, vejo grandes profissionais parados porque não conseguiram acompanhar as mudanças. O primeiro passo para mudar essa situação é desenvolver a adaptabilidade. Assim como vejo, profissionais de todas as idades, reinventando-se continuamente e tão impressionantemente quanto a velocidade do mercado. E o que ou como eles fazem? 

São aquelas pessoas que vivem em estado contínuo de aprendizado, abertas ao novo.

As mudanças acontecem dentro e fora: esteja preparado

Falamos muito sobre o novo que vem de fora, ou seja, do contexto externo. No entanto, quando estou atendendo os meus clientes, me deparo com muitas transformações internas também.

Ao longo da vida, passamos por diferentes fases, mas nem todo mundo sabe lidar com essas mudanças. Alguns ficam com receio e se sentem perdidos, outros ansiosos. Não querem encarar essas transformações e todos os desafios que chegam com elas.

Olhar para fora é importante, mas em alguns momentos tudo o que precisamos é olhar para dentro para entendermos como lidar com as diferentes fases de novas  vidas. E, para isso, é importante cultivar adaptabilidade e flexibilidade.

Esse é o primeiro passo, depois a gente conversa sobre o resto. Para isso, te convido para conhecer o meu trabalho e, quem sabe, vivenciarmos uma jornada única juntos!

Deixe um comentário

Posts relacionados