A escuta ativa nada mais é do que, ao se colocar para conversar com alguém, realmente prestar atenção na sua fala e demonstrar interesse genuíno pelo o que está sendo dito.
Parece algo simples de se fazer, mas quantas vezes você já deixou de escutar e se interessar de verdade por algo que seu colega, familiar ou amigo estava falando?
Às vezes, isso acontece e não tem problema. O grande problema é quando se torna rotina e você deixa de criar conexões genuínas com as pessoas porque não pratica a escuta ativa. É sobre isso que gostaria de falar com vocês hoje: sobre o simples ato de escutar e o poder de transformação que isso tem em nossas vidas.
Como a escuta ativa se desdobra no meu trabalho
No meu dia a dia de trabalho, sempre procuro vivenciar uma jornada única com cada um dos meus clientes. E isso só é possível porque me coloco à disposição para ouvir. Mas ouvir de verdade mesmo!
Um depoimento de um cliente ilustra bem como isso acontece:
“Cris, você escuta e questiona. Nos faz pensar e achar nossos caminhos, contribuindo com uma visão crítica e nos oferecendo ferramentas que nos orientam para apoiar no atingimento dos resultados necessários identificados.”
Isso significa que com cada profissional com o qual trabalho, faço um mergulho na sua realidade. Escuto as histórias, os obstáculos, as adversidades e as ambições. Só assim consigo entender o contexto, fazer as perguntas certas, construir um bom diagnóstico e projetar os próximos passos.
Portanto, tudo no meu trabalho começa com escutar o outro. Essa é a única maneira de iniciar uma verdadeira transformação que vai resultar em conexões reais e um trabalho diário em prol de algo que tenha significado.
Quando você escuta o outro, ele passa a escutar também
Acredito que quando nós praticamos a escuta ativa, de alguma forma estamos incentivando as pessoas a fazerem o mesmo. Tem gente que nunca teve a oportunidade de ser escutado de verdade e, por isso, não enxerga valor nesse ato que é simples, mas tão poderoso ao mesmo tempo.
Quando eu demonstro o poder da escuta ativa no meu trabalho, muitas pessoas despertam e se dão conta de que precisam fazer o mesmo em suas rotinas para evoluírem na vida pessoal e profissional.
Seja você um líder, um empreendedor, um especialista, um iniciante na carreira: a escuta ativa tem muito a fazer por você, pois é uma maneira de compartilhar experiências e realizar trocas muito ricas.
Às vezes, as respostas que tanto buscamos estão no outro, mas não estamos escutando. Então, que tal transformar a sua vida começando a praticar a escuta ativa também?