Quero ser um eu-empreendedor. E agora?

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“Você precisa de três elementos básicos para abrir um novo negócio: conhecer o seu produto melhor do que ninguém; conhecer os seus clientes; e desejar, com todas as forças, o sucesso”, Dave Thomas.

Quando há a apropriação, ressignificação e união das habilidades, talentos, experiências e desejos profissionais, torna-se possível transformar esse conjunto de características em um eu-produto. Essa produtização é uma espécie de curadoria do que o profissional tem de melhor a oferecer e prazer em fazer. A identificação do eu-produto leva à constatação de que se tem algo para ser oferecido ao mercado e que está na hora, portanto, de empreender. No entanto, é importante destacar que construir uma eu-empresa não se resume apenas em ter um eu-produto. Claro que é meio caminho andado mas, nesse processo, há ainda muitas etapas que devem ser consideradas e cumpridas. Entre elas, há duas em especial: o planejamento de como isso deverá ser feito e a análise do que esse eu-produto significará para o mercado e aos seus clientes em potencial. 

Howard Schultz, empresário norte-americano responsável por tornar a Starbucks uma das marcas mais famosas do mundo, ensina que as marcas mais poderosas e duradouras são aquelas construídas tendo como base o coração. Segundo ele, são essas marcas que se tornam reais e sustentáveis porque têm fundamentos sólidos, erguidos com a força do espírito humano. “Os empreendedores devem amar o que fazem, a tal ponto que vale a pena fazer o sacrifício e às vezes, a dor”, observa.

Em outras palavras, o que Schultz destaca em sua declaração é que uma marca tem de ter um DNA, um conjunto de características que a torne única e desejável aos olhos do público que se pretende alcançar. Ou seja, o eu-empreendedor deve saber qual é o diferencial de sua marca, aquilo que fará com que seus potenciais clientes se encantem com ela e a escolham, em detrimento da concorrência. E, obviamente, tem de ser o primeiro a gostar daquilo que será oferecido.

Diferenciando-se em relação à concorrência

“Uma estratégia delineia um território no qual uma empresa busca ser única”, Michael Porter.

Basicamente, aquele que deseja empreender necessita de uma estratégia para transformar o seu negócio em uma marca orientada para a competitividade. Nessa relação entre conceito e comportamento, o foco está em traduzir o DNA para uma proposta de valor que seja relevante e única dentro do mercado em que se pretenda atuar. Esse será, portanto, o diferencial competitivo da marca.

E não é à toa que usamos expressão DNA para enfatizar a construção de uma marca e de seus produtos. Quando uma marca tem DNA, ela tem propósito, valor, voz e identidade. Essa definição é fundamental para que seus produtos sejam não somente rentáveis, mas também sustentáveis. Antes de qualquer pessoa, o empreendedor tem de entender e acreditar nos benefícios que o seu produto proporciona. Somente dessa maneira ele conseguirá comunicar-se de maneira eficiente com o seu público.

Você está vendendo valor ou preço?

“Não diga seu preço antes de o cliente entender o seu valor”, Steve Jobs.

Quando a apropriação da marca ocorre e a motivação para desenvolvê-la está clara, é possível conferir valor a ela e a seus produtos. O valor é o benefício que o cliente terá, ao adquirir algo que seja produzido por essa marca. Quando o cliente “compra” esse valor, ele paga o preço que foi determinado ou ao menos entende que os recursos financeiros a serem dispendidos são justos para que se obtenha aquele benefício.

Se você está buscando empreender, nós, do programa Néctar, convidamos você a colocar tudo isso no papel: escreva, anote, pesquise e planeje. Construa e reconstrua sua eu-empresa e seus eu-produtos quantas vezes forem necessárias. Convença-se primeiro, antes de tentar convencer o outro. Quando isso estiver compreensível, sua eu-empresa estará, de fato, quase pronta para nascer. Mas, se esse exercício estiver difícil de ser feito sozinho, você pode contar com o Néctar, um programa que foi desenvolvido para tornar essa jornada mais simples e possível de ser realizada.

Nos próximos artigos, vamos falar de mais assuntos práticos, entre eles precificação, modelagem empresarial e comunicação de marca. Não deixe de nos acompanhar. Acreditamos que é possível virar a chave e se reinventar. Não deixe para outro dia, faça agora. Afinal, como dizia Peter Drucker, o pai da Administração moderna: “mais arriscado do que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”.

O programa Néctar

Idealizado pela Papilio Empresarial, empresa que fomenta o empreendedorismo sustentável há quase uma década, o programa Néctar foi feito sob medida para você transformar seu sonho e talento em um negócio rentável e sustentável. Se você está em processo de mudança, quer dar uma guinada em sua carreira e tem o desejo de empreender, o programa Néctar vai ajudar você a trilhar esse caminho com segurança e assertividade. Para isso, o Néctar leva em conta a sua história de vida e seu aprendizado, conectando-os com o seu momento, perfil e desafios profissionais.

Focada prioritariamente para pessoas com mais de 50 anos, a jornada do programa Néctar conta com uma equipe multidisciplinar formada por Cris Barata, idealizadora do programa, orientadora de carreira, empreendedora e proprietária da Papilio Empresarial; Márcia Carneiro, jornalista, especialista em Comunicação e Conteúdo de Marca, e proprietária da Arandu Produtora de Conteúdo; e Raoni Cusma, designer de conceito, especialista em estratégia de marca e proprietário da Orolab.

Com expertises diferentes e complementares, nós três nos associamos para realizar esse programa. Nosso objetivo é orientar e guiar aqueles que necessitam de um trabalho mais focado e individual no processo de ressignificação de sua trajetória pessoal e profissional, transformando o aprendizado de uma vida em oportunidade de negócio.

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