Transforme crises em oportunidades de negócio

Negócios

Todo mundo passa por transformações ao longo da vida: quando nasce um filho, ao ficar desempregado, ao decidir empreender ou quando se sofre uma separação. Tudo isso acarreta em mudanças no nosso dia a dia.

A diferença neste momento, que vivenciamos uma pandemia, é que a mesma vem causando uma transformação em nível global, especialmente, na maneira como vivemos e nos relacionamos com tudo e todos; e cada um de nós vamos ter nossas vidas impactados de forma diferenciada, afinal, diz respeito apenas a quem somos e como temos direcionado nossas ações.

Eu, por exemplo, num momento de minha história, quando fui demitida, sofri o baque da mudança e, a partir daí, precisei viver o meu luto e me reerguer. A velocidade deste período, entre os extremos, chorar e sorrir, raiva e empolgação foram e sempre são definidos por nós. E durante cada etapa, aceitação e muito aprendizado.

E foi essa mudança na minha vida que fez com que a Papilio nascesse. Hoje, consigo enxergar com mais clareza o papel dessa demissão na minha trajetória e como fui capaz de transformar esta crise em uma oportunidade. Não é fácil, mas é possível criar novas perspectivas e caminhos a partir de momentos delicados como esse.

Por onde começar o seu processo de reposicionamento?

O primeiro ponto é: não tenha medo. Toda mudança gera um frio na barriga e aquele receio de não conseguir, mas é só tentando que a gente chega lá. Não existem fórmulas prontas, afinal, cada pessoa vive um contexto específico de vida. Há, no entanto, algumas boas práticas que você precisa conhecer.

Para criar um novo posicionamento e transformar a crise em oportunidade, tenha em mente o seguinte:

1. Perceba-se

Reconheça sua dor. Permita-se aos sentimentos e deixe-os fluir. E sempre tenha em mente que tudo passará. Valide e celebre cada etapa. Compartilhe seu processo. E então, conteesta história para você mesmo e para os outros através do olhar do aprendizado.

2. Crie uma rotina focada em estratégia

Para sair do lugar é preciso agir. Por isso, construa uma rotina diária na qual irá focar na estruturação da sua estratégia de negócios. Dê um passo de cada vez, não queira abraçar o mundo logo de cara. Faça com calma e planejamento. Faça bem feito e procure sempre inovar.

No caso que citei acima, quando fui demitida, eu determinei um prazo de 30 dias para estar de ” férias”. Aproveitei para chorar, sentir raiva, ver muitos filmes comendo pipoca; e principalmente, aceitar o fato ocorrido e construir uma estratégia. No dia 31o dia, eu abri simbolicamente a empresa Desemprego.com, diariamente eu levantava para trabalhar, vestia minhas roupas de executiva, sapatos de saltos e estava pronta para atuar durante o dia todo para encontrar uma nova vaga no mercado.

3. Seja protagonista e cerque-se de pessoas competentes

Assumir as rédeas da sua vida dá trabalho, mas você não precisa fazer tudo sozinho. Conectar-se com as pessoas certas para fazer as coisas acontecerem, compartilhar ideias e dividir responsabilidades é essencial. Saiba escutar o outro, pois é assim que nascem grandes oportunidades, afinal, duas mentes pensam mais do que uma. Aprenda com seu networking, suas conexões reais serão muito importantes para conquistar novos pensamentos.

4. Estude o mercado e as tendências

Não olhe apenas para o próprio umbigo. Tenha consciência de que tudo o que já tem sido feito no seu setor precisa ser estudado. Não existe estratégia sem estudo de mercado, pesquisa com o consumidor e análise de tendências.

5. Conheça o mundo digital no qual vivemos

Por mais que não seja uma obrigatoriedade se posicionar digitalmente, é necessário ter consciência do universo no qual estamos inseridos. Contamos com muitas ferramentas disponíveis no mercado e você precisa saber do que vai usufruir para construir o seu posicionamento. Conheça o mundo digital, se aprofunde em seus benefícios e defina como e se sua estratégia vai contemplar ou não esta frente.

6. Transforme as suas experiências em aprendizados

Cada um de nós carrega uma bagagem única repleta de experiências. Utilize tudo o que você viveu até agora como insumo para trabalhar nesta mudança de posicionamento e na sua próxima oferta. As oportunidades existem ao nosso redor, por isso precisamos estar atentos para agarrá-las e transformá-las em um negócio de valor.

Lembre-se: toda crise também nos proporciona oportunidades. E por isso te convido para refletir sobre como você tem usufruído da sua própria experiência para se reinventar toda vez que uma mudança cruza o seu caminho.

Deixe um comentário

Posts relacionados