Você é uma liderança que move as pessoas ao seu redor?

Carreira

Eu, Cris Barata, acredito que cada um de nós está no mundo para ajudar o próximo. Esse é o propósito de todas as pessoas, o que varia é o “como fazemos isso”, afinal, cada um encontra o seu próprio caminho e a sua maneira de ajudar o outro.

Quando o assunto é liderança, essa questão de estar presente para as pessoas ao seu redor é ainda mais forte, pois um líder é alguém que inspira e fornece o suporte necessário aos seus liderados para trilharem um caminho e alcançarem objetivos.

Mas não se engane! Não estou falando somente sobre as lideranças empresariais. Você pode e deve assumir o seu papel como líder em outras esferas da vida, como no contexto de sua cidade, por exemplo. No fundo, todos temos uma liderança dentro de nós, mas nem sempre permitimos que ela nasça e ganhe forças.

O que significa ser uma liderança que move pessoas?

No contexto corporativo, ou seja, no ambiente de trabalho, precisamos de mais líderes capazes de mover as pessoas. Mas você deve estar se perguntando o que isso significa, não é mesmo?

Um bom líder é aquele que está em contínuo aprendizado, tem uma escuta ativa e se coloca à disposição do próximo. É alguém que não olha apenas para o próprio umbigo, mas que pensa no todo e foca no crescimento do time,  um conjunto. Afinal, se os liderados crescem, o líder cresce junto.

Assim, mover as pessoas é ter a capacidade de organizá-las em prol de um ponto em comum. Estou falando sobre colocar todos em um mesmo barco e incentivá-los a remarem juntos em uma mesma direção.

É assim que se cria o sentimento de pertencimento. Estamos falando sobre pessoas que se sentem verdadeiramente motivadas para trabalhar e alcançar metas e objetivos, próprias e de grupo. Não se sentem sozinhas e sim parte de algo maior.

Mover as pessoas é diferente de controlá-las

Não se esqueça de que ser uma liderança que move pessoas é diferente de ser uma liderança controladora. Não é por meio do controle que todos se sentirão motivados, pelo contrário.

Ninguém gosta de ser controlado, portanto, não seja um desses líderes que tira a liberdade do outro. Seja um líder que dá espaço, estende a mão e está disponível.

Sempre falo que é preciso ter uma intenção para entrar em ação e fazer acontecer. Ficar parado não é a resposta.

A partir da sua intenção, haverá alguns cenários (ou hipóteses), escolhas serão feitas e uma decisão será tomada. Você estará liderando um caminho e os ajustes de rotas que se fizerem necessários.

Passo a passo e, você notará que ser capaz de mover as pessoas é benéfico para a sua liderança e para a organização como um todo, que com profissionais trabalhando em prol de um mesmo objetivo atinge-se mais rápido os resultados esperados.

Seja uma liderança em casa, no trabalho ou na comunidade e,  não se esqueça: ter a intenção de mover as pessoas é o que faz com que elas se unam ao redor de um mesmo propósito. E isso tem um poder muito maior do que você pode imaginar.

Comentários

  1. Maria Inês Barata Gomes disse:

    Parabéns, Cris. Suas opiniões sempre corretas e sensatas.

Deixe um comentário

Posts relacionados