Sempre é tempo de se reinventar

Uncategorized

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça”. Cora Coralina, poetisa e contista goiana, sabia que sempre é tempo de se reinventar. Desde a adolescência, a sua paixão era escrever, mas ela só teve seu trabalho reconhecido, aos 90 anos, 15 anos após a publicação de seu primeiro livro. Aos 50, Cora Coralina conta que passou por uma transformação interior profunda, definida por ela, mais tarde, como “perda do medo”. E, ao se libertar desse sentimento, ela teve a capacidade de remover as pedras de seu caminho, para ver germinar os frutos de sua arte. Antes de morrer, aos 95 anos, pôde ver seu sonho concretizado, sua obra e seu talento reconhecidos, além de ter mantido vivo seu pensamento através dos tempos.

E é sob a inspiração de Cora Coralina e de tantas outras pessoas, famosas ou não, que ousaram inovar e sair da zona de conforto, para perseguir seus sonhos e sua autorrealização, que tem início a jornada de transformação do projeto Carreira 50+. Você é o nosso convidado especial.

A primeira fase da jornada é a do autoconhecimento e exige profundidade. Somente por meio de um mergulho interior será possível apropriar-se de sua história, que é o alicerce para a formação do “eu”. O indivíduo é a somatória das experiências vividas – familiares, pessoais e profissionais, de seus pontos fortes, talentos natos, seus valores, suas habilidades adquiridas e de suas escolhas. 

A partir dessas diferentes vivências e da ressignificação de todo esse conteúdo, tem início a segunda etapa do processo. Quando os sonhos, as habilidades e os talentos são reconhecidos, a conexão entre prazer e trabalho é restabelecida. É neste ponto que começa a se desenvolver o embrião da eu-empresa, a empresa que é feita com as suas próprias mãos, por meio de suas expertises e através de suas conexões.

Na terceira fase da jornada, a eu-empresa e seus eu-produtos devem ganhar forma e visibilidade. Agora, é a hora de estudar o mercado, a concorrência, o público-alvo, o valor de sua oferta e de colocá-la nas “prateleiras”. Uma empresa não se faz sem parcerias, por isso esse também é o momento de fortalecer as já existentes e de investir em novas conexões.

Cada uma das três fases dessa jornada será explorada e detalhada nos próximos artigos. Continue nos acompanhando: vamos ajudar você a encontrar a trilha que mais tem sintonia com você. Mas tenha sempre em mente que toda jornada é um processo que exige experimentação, avaliação, validação e adequação constantes. Ou seja: não tem fim. Este é um loop infinito no qual vivemos. 

Lembre-se: “Não existe crescimento na zona de conforto e não existe conforto na zona de crescimento”. Obrigada por estar conosco nessa jornada. Até a próxima trilha!

Cris Barata e Márcia Carneiro

______________________________________________________________________

Cris Barata e Márcia Carneiro conheceram-se por meio de Claudio Germano, um amigo em comum. 

Jornalista, com vasta experiência em gestão de Comunicação, Márcia estava em seu momento turnaround, quando encontrou com seu amigo. Ele foi taxativo: “Você tem de conhecer a Cris! Ela vai lhe ajudar nessa mudança!”. 

Cris Barata é especialista na preparação de empresas e profissionais que estão em momento de transição. Ela mesma viveu uma grande virada profissional que resultou na fundação da Papilio Empresarial.

Como previu Claudio, as duas se conheceram e deu ‘match’. Cris foi a coach de Márcia e fez com que ela se apropriasse de sua história e se voltasse a projetos que privilegiam o conteúdo existente nas pessoas e nas organizações.

Esse encontro transformou-se em parceria. Cada uma, dentro de sua especialidade e utilizando seus talentos, vai falar de longevidade na carreira, planejamento e mudança de vida.

Deixe um comentário

Posts relacionados