Neste ano, que se inicia, aposte em você

Uncategorized

“Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você meu caro, tem de merece-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”

Carlos Drummond de Andrade

Nesta belíssima poesia, Receita de Ano Novo, Drummond convida o leitor a deixar de lado os arrependimentos pelo que passou e parar de engavetar listas de coisas a fazer e promessas para o ano que se inicia. Ele explica, ainda, que não há mágica e não há simpatia que faça com que tudo mude de um dia para o outro. Não há pessimismo em suas palavras, pelo contrário, ele oferece perspectiva, convidando o leitor a olhar para seus desejos, comprometendo-se de fato com a sua realização. E esse é também o nosso convite. Se você quer fazer de 2022 o ano da virada, da virada de sua vida, comprometa-se com ele de verdade, ponha a mão na massa.

 E nada melhor do que refletir sobre isso na primeira semana útil do novo ano. Se você tem acompanhado nossos artigos, sabe que estamos propondo uma jornada de transformação. Mas se esta é a primeira vez que lê um texto nosso, importante saber que a cada mês apresentamos uma trilha a ser seguida rumo à realização profissional. Nosso foco prioritário está nas pessoas com mais de 50 anos. No entanto, tudo o que temos abordado, até aqui, é útil para todo e qualquer profissional que deseja empreender ou alavancar a sua carreira.

 No artigo de hoje, vamos falar justamente desses anseios e quereres que, por alguma razão, estão guardados ou escondidos dentro de você. Nas trilhas anteriores, você aprendeu a olhar para eles. Mas agora está na hora de juntar seus talentos e seus prazeres, além de suas habilidades e experiências e transformá-los em algo especial, que seja útil para as pessoas e rentável para você. Ou seja, está na hora de transformar aquilo que você faz bem e gosta de fazer em um produto.

Um produto com o seu DNA

“Escolha uma ideia. Faça dessa ideia a sua vida. Pense nela, sonhe com ela, viva pensando nela. Deixe cérebro, músculos, nervos, todas as partes do seu corpo serem preenchidas com essa ideia. Esse é o caminho para o sucesso”, Swami Vivekananda.

Esse produto, chamado por nós de eu-produto, é criado quando você reconhece suas próprias expertises, adquiridas por meio de sua experiência de vida e carreira, e traça um caminho que deseja seguir. O resultado dessa reflexão e esforço é uma grande satisfação pessoal, pois torna possível trabalhar e oferecer a seu cliente o que você mais gosta de fazer. Ou seja: você produz e entrega aquilo que dá significado para a sua vida, levando, assim, significado também para a vida dos outros.

No entanto, não basta apenas criar seu eu-produto, é preciso entender como ele diferencia-se no mercado, quem são seus concorrentes e quem é o seu público-alvo. Compreendendo como o mercado opera no segmento que você pretende atuar e trabalhando de forma organizada para colocar seu eu-produto na rua, você vai entregar algo para o mercado que faça sentido, algo com o seu DNA.

 Empreendedorismo na veia

“Não espere até que tudo esteja perfeito. Nunca estará tudo bem. Sempre haverá desafios e obstáculos. E daí? Comece agora. A cada passo dado, você estará mais forte, mais habilidoso, mais confiante e mais bem-sucedido”, Mark Victor Hansen.

Ao criar o seu eu-produto, não tem mais escapatória, você terá de assumir o seu lado empreendedor. E é assim que surge a eu-empresa, uma empresa que começa pequena, mas que pode, se assim for o seu desejo, prosperar e se desenvolver de maneira extraordinária. 

Nos próximos artigos, vamos detalhar essa parte mais prática do processo e trazer exemplos de pessoas que deram essa virada, seguindo o nosso programa. O importante, agora, é você dar início à identificação e desenho de seu eu-produto e refletir como dedicar seu tempo, seu pensamento e seu coração para viabilizá-lo de forma sustentável. Feliz Ano Novo! Acredite, 2022 acaba de começar para você.

 Novidades para 2022

Em 2021, detectamos novas necessidades, a partir de pesquisa realizada com as pessoas que nos procuraram e, assim, o projeto Carreira 50+ tornou-se ainda mais robusto. A jornada foi aperfeiçoada e transformada em um programa permanente chamado, agora, de programa Néctar. 

Além de nós duas, Cris Barata, idealizadora do programa, orientadora de carreira, empreendedora e proprietária da Papilio Empresarial, e Márcia Carneiro, jornalista, especialista em Comunicação e Conteúdo de Marca, e proprietária da Arandu Produtora de Conteúdo, o programa conta com a participação de Raoni Cusma, designer de conceito, especialista em estratégia de marca e proprietário da Orolab.

Com expertises diferentes e complementares, nós três nos associamos para realizar esse programa. Nosso objetivo é orientar e guiar aqueles que necessitam de um trabalho mais focado e individual no processo de ressignificação de sua trajetória pessoal e profissional, transformando o aprendizado de uma vida em oportunidade de negócio.

Deixe um comentário

Posts relacionados